top of page

Antônio Oliveira é o “novo” técnico do Athletico

Com vistas a dar sequência à metodologia de formação de profissionais dentro do CAT Caju, Antônio terá a responsabilidade de conduzir a equipe principal no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Copa Sulamericana na temporada de 2021. Seu primeiro desafio será na competição internacional que tem previsão de início entre as datas de 20 a 22 de abril. Ainda existe a possibilidade remota de utilização da equipe principal em partidas do Paranaense a fim de dar ritmo aos jogadores.

Antônio José Cardoso de Oliveira (38 anos), natural de Lisboa, Portugal, chegou ao clube em outubro de 2020 para a função de auxiliar técnico na comissão técnica integrada por Bernardo Franco e Paulo Autuori, após a demissão de Eduardo Barros e Rogério Corrêa. Com o passar do tempo, os três passaram a se revezar na área técnica e juntos foram responsáveis por tirar o Athletico da zona de rebaixamento. O time era o décimo sétimo colocado quando Antônio chegou ao clube ao final da décima sétima rodada do Brasileirão, levando o Athlético à nona colocação do campeonato, com chances de garantir sua vaga na Libertadores na última rodada do Brasileirão.


Desconhecido dos torcedores do Athlético até sua chegada ao clube, Antônio Oliveira conta com quatro cargos em clubes pelo mundo em seus nove anos de carreira, após pendurar as chuteiras aos 29 anos: foi técnico no Kazma (do Kuwait) e auxiliar técnico no Tractor (do Irã) e no Rudar (da Eslovênia). Por fim, foi auxiliar técnico de Jesualdo Ferreira no Santos na temporada de 2020 e chegou a treinar a equipe B do time do Litoral Paulista.


Conquistou dois títulos neste período: como auxiliar no Tractor, sagrou-se campeão da Copa do Irã na temporada 2013/14, e como técnico, levou o Kazma ao título da Taça Federação do Kuwait em 2018.


Como treinador da equipe principal do Athletico, Antônio terá o desafio de alçar voos mais altos, após uma temporada irregular e abaixo das expectativas iniciais, com uma equipe em reconstrução, a possibilidade de saída de peças-chaves da equipe titular e a impossibilidade de contratação de novos jogadores, punição que pode vir a ser afastada com o julgamento a ser realizado nas datas de 18 e 19 de março.


A expectativa da torcida, diante das últimas conquistas, é a consolidação do Athletico como um dos grandes clubes do futebol brasileiro, o que demanda uma equipe competitiva na briga por títulos.


Os últimos trabalhos do técnico português ainda não são capazes de dimensionar qualquer prognóstico de como será sua passagem pela equipe principal do Athletico, sendo esta uma grande oportunidade em sua carreira.


Desde logo, desejamos sorte e sucesso ao treineiro!

Redação: Luan Fellipe Santos

Áudio Descrição: Flávio Mueller

0 comentário
bottom of page