• PLAY

Feliz dia de quem te ensinou a gostar de futebol

Quem te ensinou tudo o que você sabe sobre futebol? Quem te fez torcer pelo seu time? Quem te levou ao estádio pela primeira vez?

No meu caso, eu tinha 8 anos de idade, eu tio me levou no Campeonato Paranaense, Atlético (ainda sem o H) contra União Bandeirante, no já distante ano 2000… Não recordo muito do jogo, só que o goleiro era o mítico Flávio e que acabou 2x1 para nós, mas lembro que foi aquele momento alí, aquela partida em especial que acendeu a chama do futebol no meu coração.



Como meu pai trabalhava de madrugada eu não tinha muito contato com ele, então quem me levou para o lado futebolistico da força foi esse meu tio, impulsionado por todo o restante da minha família torcer para o time rival, me acolheu nas cores rubro negras, de onde tenho orgulho de frequentar até hoje.


Em conversas com meus pares tanto aqui da Furacão LGBTQ como com amantes do esporte de outros idos, percebo que muitos tem uma história parecida, aquela imagem próxima, porém mais velha que nós, dando o passo a passo, o "bê-a-bá" da bola para que nos interessamos por esse mundo tão peculiar do futebol.


Por isso hoje, neste dia dos pais, queremos lembrar e homenagear não apenas os pais torcedores, mas também os tios, avós, primos e amigos que nos envolveram nesse esporte de forma tão única e especial, que nos ajudaram a nos tornarmos quem somos hoje e nutriram nosso amor pelo clube escolhido desde cedo.



Obrigado sim, e do fundo do coração, afinal, vocês moldaram nossas alegrias e tristezas futuras e nos inseriram nessa rede social fantástica, continuem sendo esses torcedores ferrenhos que têm sido e continuem trazendo mais e mais jovens para este universo.


E você, que está lendo, dou essa sugestão também: Seja o “tio” de alguém, “convoque” alguém para ser seu aprendiz, mostre a quem ainda não se interessa, a quem ainda não conhece as maravilhas que o esporte pode trazer o quão o futebol pode ser sentido na pele e quantas portas se abrirão com o gosto pelo grito de gol!


Feliz dia dos pais a você que é pai, a você que é ‘tio”, e você que é aprendiz.

0 comentário