• PLAY

Futebol, a razão de tudo isso!

Ahh, o futebol… Esse nosso querido e amado esporte bretão…


O que seria de nós se em 1894 o paulistano (sim, ele é brasileiro) Charles Miller não tivesse trazido duas bolas que ele jogava no Southampton FC para cá e ensinado todo nosso povo a chutar aquela orbe de couro?

Nascia alí a maior paixão nacional jamais vista, nenhum outro esporte ou movimento social no mundo consegue movimentar ou unir tantas pessoas como o futebol.


Podemos torcer para times diferentes, mas todos temos algo em comum: Gostamos do espetáculo dentro das quatro linhas, amamos as pernas tortas conduzindo a bola como se fizessem parte do mesmo corpo, deliramos com a trajetória da bola passando rente a baliza estufando as redes… E todos xingamos o juíz quando não dá um pênalti para nossa equipe


O Futebol é capaz de nos levar do céu ao inferno em segundos. E nos conduzir ao paraíso de forma mais rápida ainda! Afinal, aquele pênalti no final da prorrogação, depois de um jogo pegado, suado, nervoso, nosso teste para cardíaco semanal, contra o nosso time, aquele lance que te dá vontade de desligar a TV, de sair do estádio, de esquecer da existência do esporte e focar em, sei lá, tricot? É algo que rende no mínimo um tempo sem colocar a cara para fora da porta, de sair de todas as redes sociais e virar um ermitão… Porém aquela cobrança por cima da meta, comemorada por seu time como se fosse um gol, reacendendo a chama dentro de você, te unindo com aquele desconhecido ao seu lado no estádio como se fossem amigos de infância… Meus amigos, poucas coisas no mundo fazem isso com você como o futebol, que leva isso cravado na alma, que conduz as emoções humanas com maestria.


O esporte mais popular do mundo sim, e com méritos. Qualquer coisa que se assemelhe a uma bola (bola de meia, uma garrafa, latinha, uma caixa, QUALQUER coisa) serve. Dois chinelos, duas pedras, duas qualquer coisa fazem uma trave e duas pessoas já jogam uma contra a outra (ou juntas, dependendo da brincadeira). Quem nunca se pegou chutando uma bola contra um muro pois não tinha nada pra fazer ou ninguém para quem brincar, que atire a primeira pedra!


Em qualquer local que você vá, desde uma grande metrópole até as mais remotas vilas na África, haverá um grupo de crianças chutando uma bola. Em qualquer lugar do mundo que você esteja com uma camisa de time, você será reconhecido como um amante do esporte e fará amizades instantaneamente. Viaje para qualquer lugar com uma camiseta de um time desconhecido naquela região e veja aflorar as perguntas de que time é aquele, de onde você é, por que está ali... Futebol é uma grande rede social.


Por isso, não poderíamos deixar passar em branco esse dia tão importante para a história da humanidade. Obrigado, Futebol, por existir. E a você que está lendo, um Feliz Dia do Futebol!

2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo