top of page

CARTA ABERTA À DIRETORIA DO CLUB ATHLETICO PARANAENSE

A Furacão LGBTQ, organização de torcedores gays, lésbicas, bissexuais e transexuais do Athletico Paranaense vêm, através desta carta, fazer uma solicitação formal à diretoria do Club Athletico Paranaense na pessoa do seu presidente Sr. Mario Celso Petraglia e de seus vice-presidentes Srs. Fernando Cesar Corrales e Lauri Antônio Pick, bem como a todos os seus 170 conselheiros deliberativos acerca de ações destinadas ao respeito, segurança e inclusão de torcedores LGBTQ do Athletico Paranaense.


Fundada em 15 de novembro de 2019, a Furacão LGBTQ reuniu até o momento 198 torcedores que, de forma organizada e pacífica, vem debatendo a postura do clube perante esses torcedores, a invisibilização dessa parcela da torcida e o não posicionamento claro do clube contra qualquer tipo de preconceito por orientação sexual e identidade de gênero no estádio e dentro do clube.


Por incontáveis vezes denunciamos posicionamentos e ataques LGBTQfóbicos ocorridos no estádio, no entorno do estádio e principalmente no ambiente virtual, alguns partindo inclusive de colaboradores do próprio clube durante transmissões de jogos e em nenhuma dessas vezes o clube se posicionou sobre os fatos ocorridos. Nem mesmo em datas como 17 de maio, Dia Internacional de Combate a Homofobia e 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQ, o clube se juntou a todos os outros clubes de expressão no Brasil, posicionando-se contra a LGBTQfobia no futebol.


Entendemos que essa pauta ainda é recente no futebol e que a LGBTQfobia nos estádios do Brasil é um problema cultural que requer um árduo trabalho para que seja combatido, também entendemos que o clube não tem controle sobre as ações de sua torcida e que por isso, promover essa mudança não é um trabalho simples e que pode ser feito com uma decisão arbitrária. No entanto, sabemos a influência que o clube tem para a maioria dos torcedores e quanto deixar claro para todos/as que o Athletico não aceita nenhum ato de preconceito é significativo para iniciar essa mudança.


Por esse motivo, queremos formalmente nos colocar a completa disposição para auxiliar nesse processo de maneira pacífica, organizada, estratégica e responsável, sempre respeitando a pluralidade de pensamentos e posicionamentos do clube, da sua diretoria e do conjunto dos seus torcedores. Estamos abertos a nos reunir quando, onde e da forma que for melhor para o clube para apresentar nossas demandas e discutir a melhor maneira de promover essas ações tanto para dentro do clube quanto do clube para toda sua torcida.


Mais do que ver essa mudança acontecer no Athletico, queremos poder contribuir nesse processo e trabalhar de maneira conjunta, nosso conhecimento de causa tem grande valor e sabemos que juntos podemos construir um clube que cuide, aproxime e respeite todos os seus diversos torcedores afinal uma torcida gigante, é naturalmente plural.


Certos de que seremos ouvidos, agradecemos desde já a atenção de toda a diretoria.


Curitiba, 17 de maio de 2021.

Att.

Higor Juan Bernardino

Fundador da Furacão LGBTQ


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page