Athletico X Sport. Último jogo de uma temporada atípica. O passe milimétrico para Renato Kayzer dentro da área, que serviu Nikão para o primeiro gol, nos dá a dimensão do que tem sido a ascensão de Christian no Athletico até então: posicionamento, passes excepcionais e visão de jogo.
Não que tenha sido uma surpresa, pois no já distante ano de 2019 e após se destacar jogando a Copa São Paulo de Juniores, o jogador estreou pela equipe sub-23 no Paranaense apresentando algumas de suas credenciais. Foram ao todo sete jogos como titular, e, na sequência, o empréstimo para o Juventude/RS, onde realizou apenas duas partidas entrando no decorrer dos jogos.
Christian, que é natural de Jundiaí, chamou a atenção de olheiros do Furacão quando atuava na equipe sub-17 do União Beltrão/PR em partidas contra Paraná Clube e Coritiba. Em fevereiro de 2017, fechou contrato com o Athletico.
Após rápida passagem pelo Juventude, retornou de empréstimo e foi reintegrado à equipe sub-23 para a disputa do Campeonato Paranaense 2020, onde em sete jogos conseguiu fazer dois gols: um contra o PSTC e outro contra o Rio Branco.
O atleta ganhou espaço no time principal com Dorival Júnior, mas foi com Eduardo Barros que se consolidou de vez neste elenco. Ao todo, somou trinta e seis partidas, sendo trinta pelo Brasileiro, quatro pela Libertadores e duas pela Copa do Brasil. O camisa 88 balançou as redes nas vitórias sobre PSTC (1 x 0), Rio Branco-PR (1 x 0), Jorge Wilstermann (3 x 2), Bahia (1 x 0) e Atlético-MG (2 x 0) e ainda deu assistência na vitória sobre o Colo-Colo (2 x 0).
Mesmo apresentando certa oscilação na reta final do Brasileirão, a estreia de Christian na primeira divisão empolgou a torcida. Foi eleito o craque do time na última temporada após votação popular realizada pelo site Globo Esporte.
Como foi destacado pelo GE, “Christian tem todas as qualidades exigidas para um volante (moderno): marca firme, tem visão de jogo, organiza o meio-campo e ainda aparece na frente”.
Não causa espanto a recente notícia de que o atleta está na pré-lista da Seleção Olímpica, que conta com diversos nomes que já estão sendo observados pelo técnico André Jardine para a convocação aos próximos jogos. Christian é sensação: está jogando bem, caindo nas graças da torcida e pode ir à Tóquio.
Se estávamos carentes de um jogador da base para ocupar a posição no coração da torcida como Bruno Guimarães e Renan Lodi o fizeram, é razoável pensar que Christian tenha potencial para suprir essa carência que nos foi deixada.
2021 tem tudo para ser sua temporada de afirmação!
Redação: LAB Furacão LBGTQ
Áudio Descrição: Flávio Mueller
Comments