top of page

Com o Santos na seleção olímpica, quem é o melhor substituto?

Se tem uma posição que o Athletico sempre esteve bem servido, é a do goleiro.


Desde um dos nossos maiores ídolos, Alfredo Gottardi, o Caju, que dá nome a nosso Centro de Treinamento, até os mais recentes e conhecidos, como Ricardo Pinto (campeão da série B em 1995), Flávio (Campeão do Brasileirão 2001), Cleber, Thiago Cardoso, Navarro Montoya (folclórico goleiro argentino, ficou pouco tempo aqui, mas com certeza cabe na lista), Diego, Viáfara, Neto (hoje no Barcelona-ESP), Weverton…raramente tivemos receio ou qualquer tipo de medo com o arqueiro do nosso Furacão.


Nem todos são “Piás do Caju”, formados nas categorias de base do Athletico, porém honraram a Camisa Que Só Se Veste Por Amor e ficaram na memória da torcida por suas atuações.


Hoje temos mais um destaque vindo de um de nossos “Camisa 1”: O goleiro Santos foi convocado pelo técnico André Jardine para a disputa das Olimpíadas em Tóquio, defendendo a medalha de ouro conquistada na última edição, em 2016. Convocação essa que nos dá orgulho e muitas lembranças, pois Weverton, goleiro da equipe na ocasião, defendia as cores rubro negras quando foi convocado. Mais um exemplo que o Furacão está à frente em relação aos seus goleiros.

E é justamente essa tranquilidade que nos leva a pensar: Temos duas excelentes opções para reposição no período olímpico, Bento e Anderson devem disputar a meta atleticana na ausência de Santos. Porém, qual deverá ser escolhido pelo técnico António Oliveira?


Bento é “prata da casa”, entrou na Escola Furacão com 10 anos de idade e aos 14 já integrava a equipe Sub-15 do Athletico, tendo participado de todas as categorias de base do time até alcançar seu espaço na equipe profissional. Entrou em 8 jogos como titular, substituindo o goleiro Santos enquanto estava com a Seleção Brasileira ou afastado com Covid-19.


Inclusive, contra o River Plate pela Libertadores de 2020 foi elogiado pelo técnico do time argentino pela grande atuação que teve nos dois jogos. Tem contrato com o Rubro-Negro até 2024, assinado recentemente e é o favorito nessa “corrida” pela titularidade no período olímpico.


Anderson foi formado nas categorias de base do Palmeiras, participando da campanha do título nacional de 2018 como reserva de Weverton. Em 2019, atuou na série C pelo Santa Cruz, onde se destacou, sendo então contratado pelo Athletico, integrando a equipe de aspirantes a princípio (tendo jogado o Paranaense deste ano quando a equipe principal estava focada nos outros campeonatos). Em 2020, foi chamado para treinos com a seleção olímpica.


Jogou 5 partidas com a camisa do Furacão, até ser emprestado para o Náutico para o segundo turno da Série B do Brasileirão do ano passado, onde teve grandes atuações e foi um dos principais responsáveis pela permanência do Timbu na segunda divisão nacional. O técnico Hélio dos Anjos até solicitou a renovação do empréstimo, mas o CAP não aceitou liberar o jogador.


É um excelente goleiro, mas, por ainda estar na equipe de aspirantes do Furacão, larga atrás dessa corrida.


Podemos ter certeza que, independente de quem for escolhido, fará um trabalho com a seriedade que a posição exige, tão bem como já fizeram nos jogos disputados.


Jandrei ficou ausente da nossa lista mesmo tendo feito um ótimo trabalho nos jogos que disputou, visto que seu contrato acaba dia 30/06 e não será renovado (está emprestado e o Genoa, da Itália, que detêm os direitos do jogador, pede R$ 16 milhões pela liberação do mesmo).


E para encerrar, mostrando que realmente o Athletico tem sempre grandes goleiros, a base está com excelentes exemplos: Léo Link, dos aspirantes, Rokenedy no Sub-20 e Mycael no Sub-17 fazem jogos brilhantes com suas equipes em suas competições, mostrando que as próximas gerações da meta atleticana sempre estará muito bem guardada.


LAB da Furacão LGBTQ

0 comentário
bottom of page