top of page

CT do Caju - O mais avançado centro de treinamento do Brasil

Inaugurado em 26 de junho de 1999, o Centro de Treinamento do Athletico Paranaense recebeu o nome de um dos maiores jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra, Alfredo Gottardi, o famoso Caju, goleiro que atuou de 1933 a 1950 no Clube, com seis títulos conquistados.

O CT do Caju possui uma infraestrutura invejável, contando com 220 mil metros quadrados, possuindo dois hotéis, com capacidade para 1000 pessoas, além de sala de convenções, lan house, centro educacional, restaurantes e lavanderia.


Todavia, o grande atrativo do CT são seus campos. São oito campos profissionais (105x70m e 105x68m), um campo reduzido para treinamento de goleiros (52,5x68m), um miniestádio com capacidade para três mil pessoas sentadas, utilizado em finais e jogos de campeonatos nas categorias de base e futebol feminino, e área específica para treinamento de desenvolvimento técnico.


No ano de 2014, na Copa do Mundo realizada no Brasil, a seleção espanhola, atual campeã na época, ficou hospedada no Centro de Treinamento, e o CT recebeu elogios em matéria do site oficial da Seleção da Espanha. Foi chamado de uma autêntica cidade esportiva com as mais modernas instalações em matéria de preparação, recuperação e medicina esportiva. O jornal finaliza dizendo que Curitiba foi escolhida por suas instalações e por ser uma sede moderna, dinâmica e inovadora.


O CT do Caju é considerado o melhor centro de treinamentos do Brasil, e ainda conta com programas e serviços para que outras pessoas possam usufruir da estrutura, como formação e reciclagem de treinadores, recuperação de atletas de outros clubes que estiverem lesionados, treinamentos para atletas profissionais e serviços para equipes e atletas do futebol feminino.


Além de oferecer essa estrutura ao time principal masculino e feminino, o CT do Caju é também alojamento e oferece a mesma estrutura para todas as categorias de base. Uma matéria para o Fantástico mostrou que o Athletico é um dos poucos clubes do Brasil a oferecerem isso, é comum em outros clubes que as categorias de base usem uma estrutura precarizada, provisória, sem condições de abrigar os jovens jogadores, colocando-os em risco em alguns casos como vimos por exemplo no Flamengo.


Temos muito orgulho da estrutura do Athletico e caso você não conheça o CT do Caju saiba que é possível fazer um tour guiado por toda a instalação, mensalmente sócios são sorteados e convidados para fazer o Tour do CT, conhecer os espaços e alguns dão sorte de conhecer os jogadores quando eles estão ali. Caso não tenha como ir ou não seja sócio, é possível ainda fazer um Tour Virtual 360º no site do Athletico.


Mais do que uma arena moderna, a estrutura do Club Athletico Paranaense é referência em vários outros aspectos! Muito tem sido feito e muito ainda será feito graças ao que construímos ao longo desses quase 100 anos de clube.

3 comentários
bottom of page