top of page

As traves abençoadas

O processo de canonização do nosso Santo Santos em busca do ouro olímpico!

Em 2008, vindo do Porto de Pernambuco, desembarcava no CT do Caju o goleiro de 18 anos, Aderbar Melo dos Santos Neto, nosso Santos, dono e proprietário da camisa 1 do Athletico. De Cabaceiras, interior da Paraíba, nasceu em 17 de março de 1990, Santos iniciou sua carreira em 2006 nas categorias de base do Porto/PE.



Em seus primeiros anos no Athletico Paranaense, foi bicampeão da Copa Tribuna de Futebol Júnior (2008 e 2009), campeão dos Torneios de Oberndorf na Alemanha e de Doetinchem na Holanda, além do vice-campeonato de 2009 na Copa São Paulo de Futebol Júnior.


Santos teve sua primeira oportunidade como titular no time profissional em 2011, em jogo contra o Flamengo na Copa Sul-Americana, jogo este que o rubro-negro carioca saiu vitorioso por 1 a 0. Assistiu Weverton ser convocado para as Olimpíadas do Rio em 2016, e com a saída do goleiro titular em 2018, Aderbar se tornou titular da equipe. Mal sabíamos nesse momento que seria uma titularidade incontestável e de muitas alegrias!


Santos coleciona títulos pelo Athletico: Paranaense dos anos 2016 e 2020, Copa Sul-Americana em 2018, Levain Cup em 2019 disputada no Japão, e a Copa do Brasil de 2019, sendo responsável por defesas importantes em todos os títulos. Ainda, possui prêmios individuais como melhor goleiro, em 2013 pelo Campeonato Paranaense, e em 2019 pelo Campeonato Brasileiro, prêmio este que Santos desbancou Diego Alves, campeão daquele ano pelo Flamengo, e Weverton, goleiro do Palmeiras, seu antigo companheiro no Athletico Paranaense.


Santos bateu a marca de 200 jogos com a camisa do Athletico Paranaense em 12 de dezembro de 2020, no aniversário de 2 anos do título da Sul-Americana, e mesmo com a derrota de 1x0 para o Galo, Santos se destacou na partida defendendo um pênalti cobrado por Keno.


Ao falar do nosso camisa 1, fica impossível não lembrar da última cobrança de pênaltis na famosa remontada contra o Grêmio, quando Santos defendeu o pênalti cobrado por Pepê, colocando o Athletico na final da Copa do Brasil para ser campeão em sequência.

Após tantos presentes que Santos deu aos olhos da torcida do Athletico, chegou a vez de colher os frutos de tantas boas atuações, tanto que Santos foi convocado por André Jardine, já na primeira lista, divulgada em 02 de julho.


O goleiro se apresenta, juntamente com Abner, a Seleção Olímpica para buscar o bi-olímpico em Tóquio, reencontrando com Bruno Guimarães, com estreia contra a Alemanha em 22 de julho.


Santos, ou Aderbar, como preferirem, a torcida atleticana estará acompanhando suas glórias e torcendo sempre pelo seu sucesso, e nunca se esqueça...te esperamos de braços abertos com a medalha olímpica para continuarmos comemorando muitas vitórias e títulos, juntos, ao seu lado!


Por Analu Sert

LAB da Furacão LGBTQ


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page